A corrupção é uma prática que assola a sociedade desde seus primórdios e ameaça o princípio de igualdade pregado pelo regime democrático. Atualmente, a mídia expõe escândalos e envolvimento dos políticos em casos que há subtração de bens públicos para uso próprio. Diante desta realidade a corrupção torna-se um obstáculo para construção de uma sociedade justa(.) e necessita de medidas são necessárias, tais como, punição efetiva aos infratores.
As formas de poder, que vão desde a dominação ideológica até as políticas foram reorganizadas com o decorrer dos tempos, o escritor do século XVI Shakespeare, em Hamlet(,) já citava a corrupção na qual o reino da Dinamarca supostamente se submergia, mas nem todos tinham acesso a dramaturgias e até mesmo notícias referentes aos seus governos. Porém, nos dias atuais, o avanço dos meios de comunicação possibilita que as informações cheguem a mais indivíduos do que outrora, as pessoas então formam ou copiam a opinião veiculada pela mídia a respeito da corrupção.
No cenário político, o que foi escandalosamente publicado acerca da corrupção continua acontecendo, mas por atores diferentes já que os partidos e organizações políticas avaliaram a situação e lançaram um novo candidato capaz de conseguir votos e mascarar a situação. Entretanto, a dominação e as medidas ilícitas podem ser ameaçadas por ferramentas criadas pelos cidadãos como “Ficha e limpa” e sites como o “Ranking dos políticos” que demonstram a à população o histórico dos candidatos a cargos políticos.
Contudo, a formação de opinião dos cidadãos é fundamental para uma sociedade consciente e que tenha argumentos contra os mandatos indevidos. A mídia é essencial e deve apresentar todas as versões da história para que quem assista não tenha o caso julgado, mas julgue de acordo com seus princípios. E por fim, as penas que são definidas pela lei devem ser efetivas e sem privilégios para classe política que apenas representa ou deveria representar a voz do povo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à estruturação objetiva das ideias.
O texto explora o tema proposto, trazendo reflexões pertinentes e coerentes em relação ao tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |