É CORRIQUEIRO SEMPRE NOS DEPARARMOS COM NOTÍCIAS RELACIONADAS À ‘’CORRUPÇÃO’’. MAS SERÁ QUE NÓS BRASILEIROS SABEMOS O QUE TAL PALAVRA SIGNIFICA?SERÁ QUE NÓS TEMOS IDEIA DE SEUS IMPACTOS EM NOSSAS VIDAS?
‘’JULGAMENTO DO MENSALÃO’’ FOI O NOME DADO PELA MÍDIA A UM GRANDE ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO POLÍTICA, ONDE HOUVE COMPRA DE VOTOS DE PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL(.) OCORRIDO ENTRE 2005 E 2006; PARTICIPAVAM INTEGRANTES DO GOVERNO DO ENTÃO PRESIDENTE LULA, MEMBROS DO PT E OUTROS PARTIDOS. MAS PARECE QUE NEM MESMO TAL EVENTO, CONSEGUIU AMENIZAR O PERTINENTE* ÍNDICE DE CORRUPÇÃO NO BRASIL, NOSSO PAÍS ATUALMENTE OCUPA A 72º POSIÇÃO ENTRE 177 PAÍSES NO RANKING DO IPC (ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO) QUE UTILIZA UMA ESCALA DE 0(MAIS CORRUPTO)A 100(MENOS CORRUPTO).
SE CORROMPER CORROMPER-SE É ATROPELAR PRÍNCIPIOS PRINCÍPIOS, É IR CONTRA AS REGRAS QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VISANDO BENEFÍCIO PRÓPRIO. QUANDO ESCOLHEMOS UM REPRESENTANTE, EXERCEMOS A CIDADANIA NO INTUITO DE ELEGER ALGUÉM DIGNO, QUE ADMINISTRE NOSSOS BENS E QUE NOS DÊ RETORNO POSITIVO, PORÉM A NOSSA REALIDADE É OUTRA E NOS TRAZ IMPACTOS INTENSAMENTE NEGATIVOS (CALAMIDADE NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA).
ENFIM, É FATO QUE A CORRUPÇÃO É MUITO MAIS DO QUE UMA MANCHETE DE JORNAL, SEUS IMPACTOS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA E AFETAM CADA BRASILEIRO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS E NÃO VÊ RETORNO. TEMOS DE COMBATER ESTE MALE JUNTOS, PROTESTANDO E EXIGINDO LEIS COM PENALIDADES BRANDAS**, TRANSPARÊNCIA NO TRATO DO DINHEIRO PÚBLICO E O PRINCIPAL, COMO SEMPRE DIZEMOS’’A CRIANÇA DE HOJE É O FUTURO DE AMANHÃ’’, CRIA-LÁ CRIÁ-LA À BASE DE VALORES FAZENDO COM QUE ELA POSSA ADQUIRIR A TÃO RARA... HONESTIDADE.
Comentários do corretor
* Pertinente é um adjetivo que incoerente com a palavra corrupção. Reveja.
** Penalidades brandas seriam penalidades leves. É essa ideia mesmo que pretende-se defender? SSoa contraditória diante do restante da argumentação.
Atenção para a coerência e coesão entre as ideias. Os trechos destacados demonstram contradição. Além disso, atenção à grafia correta das palavras. Evite enviar textos em caps lock, use maiúsculas e minúsculas, como em um texto comum.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |