Designada como a simbiose da sociedade atual, por propagar a deficiência das necessidades básicas da população, permitindo vantagens recíprocas para os indivíduos envolvidos. (,) A corrupção entre políticos e autoridades das mais variadas categorias é cotidianamente noticiada na mídia, sendo a principal causa dos problemas e males que afetam de forma direta a população, privando-a de ser atendida em suas necessidades básicas como; educação, saúde, saneamento e moradia, ampliando a exclusão social ao promover a desigualdade.
No entanto, esse desvio de conduta é conhecido desde o princípio dos tempos, quando Adão e Eva foram corrompidos pela Serpente, ao comer o fruto proibido, desobedecendo ordens Divida Divinas. No Brasil, a corrupção “ganhou terreno”, quando os colonizadores aqui chegaram, extraindo os recursos existentes sem se preocupar com a população que já ocupava o local, e ampliou ainda mais com o uso ilegal do poder político e financeiro por parte dos governantes que superfaturam obras, facilitam a justiça* e beneficiam grupos com privilégios, usando assim dois pesos e duas medidas que tratam o rico e pobre de maneira diferente.
Contudo, a corrupção se tornou um termo usado particularmente ao meio político, quando da na verdade possui proporção global, permeando todas as classes, uma vez que é um desvio de conduta, que objetiva a recompensa e o benefício particular.Assim sendo, o indivíduo corrompido é aquele que subornar, que vicia, que adultera e que deprava em troca de vantagens,dando o famoso “jeitinho brasileiro” afim de sair melhor que o outro, ao furar uma fila, andar pelo acostamento, ou seja, quebrar regras para obter algum tipo de ganho.
É inegável que a corrupção ganhou dimensões catastróficas,e é de vital importância que a população se conscientize ao escolher seus representantes, buscando pesquisar seu histórico não só político, mas também como cidadão ético e respeitado em seu meio social.Entretanto, não adianta cobrar comportamento socialmente apreciados, se no íntimo agir de modo a do modo “faça o que digo, mais mas não faça o que eu faço”, pois se a exigência é por ética e moral, o exemplo deve ser disseminar, para então ser cobrado cobrar.
Comentários do corretor
* Afirmação estranha ao contexto, contraditória.
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, à concordância verbal, ao uso adequado de preposições e à pontuação.
Atenção para a coesão e coerência das ideias do texto. O tema foi explorado de forma satisfatória.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |