A vontade de atingir objetivos, sejam eles pessoais ou para o bem comum de um pequeno grupo, às vezes, pode adquirir uma proporção tão grande que passar por cima de valores humanos não parece ser um mal tão grande. Aí que está o problema, pois como manter uma aliança sadia entre administrador e população se o primeiro age sem pensar nas condições do segundo, que é quem mantém o estado Estado, economicamente falando?
A corrupção está mais presente nas histórias das pessoas do que elas pensam. Se pararmos para refletir, desde a Idade Antiga nas grandes civilizações, a classe privilegiada socialmente administrava o estado Estado egocentricamente e(,) óbvio, essa empreitada que é querer sobressair sob outros só se dá ilegalmente, no problema social designado corrupção.
Esse problema que é vivenciado no dia-a-dia, seja nos menores casos mas não desprezíveis como: furar uma fila no banco ou pegar a resposta da prova com o colega do lado sem que o fiscal saiba, reflete bem o perfil de uma sociedade mal estruturada na formação de valores humanos e sociais de um indivíduo.
Então, antes de querer mudar o destino do país, criticando políticos, é necessário que, primeiro, mude a educação em casa por intermédio dos pais e das instituições de ensino para a formação de um novo cidadão politicamente correto e consciente de que esses atos ilícitos não regem, em todos os sentidos, à frase da nossa bandeira, "Ordem e Progresso".
Comentários do corretor
Bom texto. Objetivo, claro, com raciocínio bem elaborado e estruturado. Atenção, no entanto, à grafia correta das palavras e à pontuação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |