O Brasil enfrenta desmascaradamente um problema vindo de cima, de quem deveria dar o exemplo: A a corrupção por parte dos políticos. Muitos dizem que todo político é corrupto e que aqueles que não são se tornam por influência de seus colegas. Entretanto, será que nós brasileiros, população e eleitores, podemos diminuir ou até mesmo acabar com tal prática?
Nosso país ficou totalmente exposto para o mundo depois do escândalo de corrupção envolvendo o mensalão e também sobre as camufladas “passadas de mão” no dinheiro público investido na Copa do Mundo de 2014, valor que começou “X” e passou a ser “X²”.
Segundos dados divulgados pela Transparência Internacional, o Brasil se localiza na 72º 72ª posição de países mais corruptos dentre outras 177 nações. O assunto também já é tão cotidiano que os brasileiros já se acostumaram e brincam com a grave situação que se encontra nossa política. Exemplo disto são as piadas que rolam sobre dinheiro nas meias e cuecas, atitudes já flagradas por câmeras escondidas em Brasília.
Mas a solução para amenizar esse quadro é simples, prático e rápido. Basta apenas termos a consciência de investigarmos e aprofundarmos nas vidas dos candidatos que elegemos antes de votarmos apenas por ter simpatia por A ou por B. Por que sabemos da vida completa de participantes de realitys shows antes mesmo deles entrarem no jogo e não sabemos nem 10% da trajetória de um deputado, senador, governador ou presidente que nós nos representa?Precisamos barrar com nossos conhecimentos os corruptos para que não haja a "contaminação" nos políticos recém chegados ao poder!
Comentários do corretor
Excelente texto. Apresenta uma visão crítica sobre o assunto, com questionamentos pertinentes! Atenção apenas à concordância de número e à grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |