A corrupção é um agravante no sistema econômico, atinge vários países e seus governos pelo mundo e regula ou acaba impedindo o desenvolvimento de uma sociedade, pois trata-se de uma forma ilícita de ganho pessoal, onde o próprio governo, ou seja, seus representantes, de forma nada transparente abusam de suas funções, desviam verbas, e geram indignação na população(,) que já não crê nas instituições do país.
O Brasil ocupa a posição 72º 72ª posição entre 177 países no ranking de corrupção, segundo a Transparência Internacional, junto de países como São Tomé e Príncipe e África do sul, que aparentemente são menos desenvolvidos que o Brasil, entretanto mantém mantêm a mesma taxa de corrupção, revelando o atraso gerado por esse agravante.
A impunidade para aqueles que fazem praticam corrupção é alarmante e coloca a população em uma posição em que já não possui esperanças na melhoria e resolução deste problema, (.) o governo está enlaçado em formas de corrupção, e seus 3 poderes sofrem com a tomada de medidas, pois como um vírus a corrupção acaba atingindo todas as áreas do governo.
Se o país manter mantiver sua forma de governo entrelaçado entrelaçada a à corrupção, seu desenvolvimento não passará de visual, pois todo crescimento depende de uma base, e se essa base não for real, a ruína será tão grande, que a quebra poderá ser imensurável e o país acabará entre migalhas de uma sociedade que não soube seguir bons exemplos de desenvolvimento social, propondo apenas modelos individuais.
O país deve agir como sua forma de governo deveria instruir, de forma democrática e justa, sendo transparente, deixando claros os motivos de suas decisões, ser sendo um modelo para a sociedade e saber sabendo criar e executar leis e executa-las da maneira correta, ensinando justiça e sabendo a pôr pô-la em prática, (.) (Assim) gerará uma população com boas bases de desenvolvimento, que crê em seu país e segue suas boas decisões.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto explora o tema proposto de forma crítica e coerente, porém a argumentação poderia ter sido melhor desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |