Falar em corrupção em um país, principalmente no Brasil, é revelar que existe descaso político, social e econômico e que infelizmente há uma injustiça deliberante sobre a população. Com isso se tem administrações públicas desestruturadas, gestões educacionais defasadas e programas assistenciais sem qualidade; portanto há como combater essa realidade?
Com a polêmica do mensalão e o julgamento emblemático realizado pelo ministro Joaquim Barbosa(,) do STF, mostrou uma lamentável existência de indivíduos que “roubaram”, “desviaram” dinheiro e causaram toda uma desorganização política no país. Ações como essas deixam uma imagem ruim daquilo que é ser político, logo, esses abusos precisam ser combatidos. Para isso será de suma importância uma fiscalização com rigor e não a manipulada que existe no meio político. Dodavia Todavia cabe ao governo criar órgãos mais eficazes nesses assuntos e priorize priorizar como diretriz principal o combate a à corrupção.
Vive-se atualmente, a visível existência de uma percepção sem muitos esclarecimentos, daquilo que tende a ser partido político, ou seja, são tantos que as ideologias perdem-se e acabam gerando na população uma visão única de todos esses partidos, cuja mentalidade individual não reflete diante da heterogeneidade que cada grupo organizado propõe. Então, uma diminuição desses seguimentos e um esclarecimento maior das propostas(,) como: o que melhorar na educação, quais são os objetivos econômicos, sócias sociais e culturais que beneficiarão os cidadãos, dentre muitos outros, iria com certeza refletir na diminuição de ações corruptas futuramente.
Acabar de vez com a corrupção é uma ação que nesse presente dar-se dá-se como incerta. O povo brasileiro observou com bons olhos o julgamento junto as às decisões jurídicas tomadas por Barbosa. Pairou o início do combate à corrupção no país. Entretanto, sujeito como o atual ministro do STF aqui abordado é a chave para inibir essas ações, para isso é preciso que tenha haja um plano de educação que enfatize e esclareça assuntos como esses aqui retratado. Por isso as escolas podem criar debates maciços e projetos de como combater esse mal social.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso coerente de conjunções adversativas e ao uso da crase.
Quanto ao conteúdo, o texto explora o tema proposto com exemplos atuais. A argumentação, no entanto, poderia ter sido melhor desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |