A Transparência Internacional divulgou o Índice de Percepção de Corrupção, baseado em pesquisas de especialistas e entidades internacionais. Das 177 nações consultadas, o Brasil assumiu a septuagésima posição, desmascarando o maior problema enfrentado pelo país na atualidade: a corrupção.
Há três tipos de corrupção: a institucional, provocada pelas instituições públicas, (;) a cultural, enraizada nos costumes da população, (;)e a moral, a qual depende da ação de cada cidadão. A burocracia, ou seja, a dificuldade de acesso aos serviços públicos abre espaço para atitudes ilícitas. Outro problema é a impunidade, decorrente da falta de aplicação das leis.
O poder público tem dificuldade de aproveitar o crescimento econômico em prol da sociedade, o que resulta de um lado, no enriquecimento ilícito dos políticos à custa do dinheiro público, de outro, no descaso dos serviços públicos. Diante desse quadro, a população se torna desacreditada e desinteressada da vida política, tornando a democracia fragilizada.
O Estado, em parceria com a população, deve manter firme os três pilares de uma política honesta. São eles a educação, a qual deve receber investimentos maciços, já que ela não resulta em soluções imediatas, mas tem resultados duradouros; (e) a participação popular, que juntamente a à atuação do Estado – proporciona melhor identificação dos problemas enfrentados e melhores formas de solucioná-los.
O governo deve proporcionar transparência dos gastos públicos, disponibilizando na internet para consultar se seu dinheiro está sendo investido em algo produtivo. O Código Penal deve condenar políticos corruptos da mesma maneira que cidadãos comuns são condenados por roubo e a fiscalização dos representantes deve ser aplicada mais rigorosamente, independentemente do setor político e econômico, para que sejam evitadas fraudes. Além disso, é necessária a implantação de uma cultura de meritocracia, pela qual apenas quem faz seu papel tem o benefício que merece. A partir de tais medidas, o Brasil reduzirá significativamente a corrupção e poderá investir mais em saúde, educação e infraestrutura, para que o crescimento econômico gere crescimento da qualidade de vida.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à coesão entre os períodos.
O texto explora bem o tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |