Uma Solução a ser Discutida - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 06/06/2014

Status:

Corrigida
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Sabe-se que durante as revoluções passadas na Europa, um dos motivos principais foi a corrupção. Concentração de riquezas na mão dos reis, enquanto a sociedade (estava) na miséria.  Mas um dos motivos por qual ela se faz presente até os dias atuais é a não existência de pressão da sociedade feita ao poder público.

Uma corrupção existente depende de uma sociedade não informada completamente sobre os assuntos governamentais e seus direitos. País com corrupção zero não existe, mas diferentes existem diferenças, visto que países desenvolvidos tenham menos corrompimento têm menores índices de corrupção, porque sua população é mais instruída acerca de seus direitos. Um exemplo consiste na comparação entre os países da África com os Estados Unidos. Os Nos EUA quase não existe corruptos(,) diferente dos países da África.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, e até mesmo a média, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência). A partir daí não existe uma união de governo com a população, podemos perceber que se reproduz como um "efeito dominó", a população não tem ação age devido por passar por problemas mais graves. Temos que diminuir a corrupção, aí conseguiríamos reduzir os efeitos graves dela.

Portanto a melhor maneira de atenuar a corrupção é a união das classes sociais, e com ajuda da mídia para mostrar que aquelas pessoas querem seus direitos, incentivando outras. Assim teremos países "limpos" de corruptos e uma maior condição de viver melhor.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância verbal e nominal e à coesão das ideias em alguns trechos.

Sobre o conteúdo, o texto explora o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem se aprofundar na discussão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente