Vemos a população brasileira sofrendo nas ruas e nas grandes cidades com falta de profissionais da rede pública, falta de infraestrutura e saneamento básico, (.) há investimentos nessas áreas, mas o problema e é o desvio de verba pública causada causado pelos governos e administradores do tesouro nacional e(,) assim(,) a população sofrer sem receber esses dinheiros benefícios.
Cada ano é relatado são relatadas fraudes de corrupção em todo país(.) isso e é uma grande vergonha nacional, o mais atual e é o caso do mensalão(,) no qual foi condenado condenada a maioria dos réus. A corrupção surgiu no país devido à falta de fiscalização e na à sede dos políticos em enriquecer seus bolsos. As consequências são obras inacabadas, alto custo de vida, péssimas condições de vida para o povo, prejudica a economia crescer junto com a população crescimento da economia junto com a população prejudicado* e diminuição de chances do país desenvolver-se sustentavelmente e tornar-se uma grande potência mundial.
Surgem a cada momento novas propostas para o combate desse problema, mas poucos poderão combatê-lo futuramente. Primeiramente e é preciso criar uma grande rede de fiscalização de obras públicas e saída e entrada de dinheiro público nos cofres, (.) também necessitam o necessita-se do apoio da população para comparecer em câmaras municipais para a aprovação de projetos que possam garantir o desenvolvimento das cidades(;) e o país e o governo federal devem investir em educação para que não possa ocorrer no futuro, com isso foi aprovado à aprovada a destinação de 75% dos royalties do petróleo e o plano de metas da educação que prevê também (que) 10% do PIB ser investido para este seja investivo neste setor, cujo plano estar para ser projeto a ser aprovado pela bancada dos senadores. No caso da educação que irá pôr fim da à corrupção (e) também ira erradicar a à violência, tráfico de drogas e armas(,) e acabaram acabará com o descaso com a população.
Comentários do corretor
* Mantenha o padrão de uso de verbos e substantivo nas frases. Se começou substantivando verbos, continue assim.
Atenção à pontuação do texto, à grafia corretadas palavras, ao uso de acentos e à coesão entre as ideias, que parecem estar desconectadas, desorganizadas entre si, o que levou o texto a ficar confuso, pouco claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |