-Para se combater a corrupção(,) ou melhor, diminuir-la diminuí-la, seria necessário necessária uma reengenharia na administração pública e na sociedade, pois o problema está estruturado e envolve toda a nação.
- O primeiro passo a ser dado contra a corrupção teria de vir do Estado, pois é ele que têm tem a obrigação de educar e conscientizar a população, (;) e combater-la combatê-la a começar na estrutura interna, a administração pública têm tem que ser o exemplo para a sociedade, assim não podem exigir mudanças.
-Criar medidas anticorruptas, seria um plano de ação a ser adotado, como: aumentar a fiscalização, remunerar adequadamente, criar penalidades rigídas rígidas e o cumprimento delas, e principalmente treinar-los treiná-los** para tal função.
(A) Reforma na legislação já era pra ter acontecido, porque por que ainda não? Beneficiar aqueles que estão no poder? Brechas aos corruptos? Enfim, reforma na legislação faz parte do conjunto de melhoria.
A educação e penalização não devem ser impostas ao Estado, mas sim em todas áreas do país, pois a população ou pelo menos essa geração está acondicionada a ser corrupta, quem rouba um lápis da empresa para uso pessoal, também está sujeita sujeito a roubar verba pública para seu uso.
Enfim, não podemos usar a desculpa que somos corruptos por conta do governo. Corrupção tem que ser combatido combatida com Ética pessoal, por isso a educação é a alma da melhoria no país(,) que se encontra defasado. Ainda há tempo de melhorar para a próxima geração porque a nossa não suportaria uma mudança radical ao um conceito que nos acompanha dia a dia.
Comentários do corretor
* Corrupção tem que ser combatida com ética
** Treinar quem para qual função? O raciocínio ficou incompleto.
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso de acentos e à pontuação.
Quanto ao conteúdo, o texto explora o tema proposto, porém a argumentação parece estar solta. Falta coesão entre as ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |