A corrupção tem sido um problema recorrente em nossa sociedade, tanto na brasileira como na de outros países, infelizmente em alguns países as leis são brandas e ineficazes no combate
a à corrupção, em alguns apenas tratam como suborno. E corrupção visa apenas o benefício próprio e por consequência acaba por prejudicar um grupo.
No Brasil, a corrupção tem se tornado um 'mal rotineiro' e sempre aparecem nas manchetes dos Jornais escândalos envolvendo políticos e empresas, o que acaba por prejudicar grande parte da população, pois causam obras inacabadas, ou muito atrasadas, (.) um dos últimos casos, famosos de corrupção de nosso país foi o 'mensalão'
; (.) Embora os cidadãos reclamem da corrupção, deve-se lembrar de que em nosso meio vários indivíduos fazem pequenos atos de corrupção, que vai vão desde dar ou aceitar troco errado e até a furar filas, enfim, várias formas de corrupção.
Porém, não é só no Brasil que isso acontece, em outros países como Somália,Sudão do Sul, (e) Iraque, os índices de corrupção são uns dos maiores do mundo, nestes países isso ocorre pela falta de organização interna, tendo em vista os conflitos bélicos ocorridos nos mesmos, e de uma legislação ineficiente. Isto também ocorre em grandes instituições, como a "FIFA", o último caso d
e corrupção envolvendo esta grande entidade do futebol, foi envolvendo envolveu a eleição do Qatar como sede do mundial de 2022, a qual, e um Jornal britânico denunciou que o ex-presidente da Confederação de Futebol Asiático, pagou mais de 3 milhões de euros na compra de votos para o seu respectivo país. Infelizmente neste caso, muito provavelmente, os envolvidos serão apenas expulsos da entidade, sofrendo nada muito além disso.
Assim, a corrupção deveria ser combatida já desde a escola, pois é lá onde os nossos cidadãos adquirem parte da ética, isso deve-se ser feito através de exemplos, aulas educacionais, falando sobre o tema, suas consequências e prejuízos para nossa sociedade, conscientização da população através da 'TV' e pôsteres pela cidade, para assim já suprimir o problema desde a classe baixa. E claro, fortalecimento e criação de leis mais claras e objetivas e com maiores penas, no que tange à corrupção, apesar de (que) em nossa nação no início deste ano, tenha entrado em vigor uma Legislação Anticorrupção. E quanto a entidades como a 'FIFA', deve-sei-a deve haver devolução da quantia fraudada, e também a prisão dos delinquentes nos países onde residem.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título e esse "a" deve ser craseado.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e ao uso da crase.
O texto explora o tema com exemplos e boa argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |