Em meio a um mundo globalizado, que transborda desenvolvimento, o "poder" ainda restringir-se a poucos, e o mesmo é colocado na mão de pessoas despreparadas para manipulá-lo adequadamente. Mas de quem será a culpa de ter entregue esse poder nas mãos de pessoas desse tipo? E porquê por que não entregá-lo na mão de alguém que saiba administrá-lo?.
Desde o século XVIII o Brasil usufrui dos três poderes, que são o executivo,legislativo e o judiciário, e cada um, apresenta uma função muito significativa na sociedade que é executar, criar e julgar, que servem basicamente para administrar um país. Porém, devido a um jogo de interesses políticos e econômicos, que prioriza os interesses individuais, e não do conjunto que forma a sociedade, isso faz com que cada vez mais seja difícil a sua prática,já que este é colocado na mão de que quem têm tem dinheiro e não capacidade para administrá-lo, esse tipo de situação é imposta sobre as pessoas, e grande parte aceita ou se cala diante das injustiças presente na divisão de poderes.
Apesar das falhas encontradas no sistema brasileiro, esse modelo é um dos melhores do mundo, baseando-se em colocar o poder nas mão de pessoas capacitadas para manipulá-lo, porém isso não acontece, então a culpa não é somente da má distribuição de poder, mas também da sociedade, e quando os indivíduos da mesma procuram soluções não sabem que o problema começa com a sua existência, pois falta, conscientização, maturidade e principalmente força de vontade, para mudar a postura de muitos na sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso de "porques" e à concordância de número (singular e plural).
Algumas ideias do texto estão confusas. Procure escrever períodos menores, mais objetivos, que tornam o raciocínio mais claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |