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Divisão dos poderes no Brasil

Enviada em: 20/05/2014

Status:

Corrigida
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        Desde as primeiras civilizações já era necessário algum tipo de líder, rei ou governante com poderes absolutos ou limitados para redigir leis e manter a ordem na nação. Já existiram várias formas de governo em diferentes lugares, como por exemplo, o regime feudal da idade média, e a monarquia, presente ainda em alguns países. A transição de um regime para outro se deu de diferentes formas, mas principalmente pelas revoluções e descontentamento da população.

         O Brasil é hoje um país republicano com poderes: legislativo, executivo e judiciário, dos quais cada um tem uma função específica no governo do país. Esses poderes não são independentes, precisam agir juntos dentro da sociedade: criando, administrando e aplicando as leis.

         Com o passar dos anos é possível perceber que algo nesse sistema está errado, já que não consegue atender as principais demandas de um país, que são: saúde, educação e segurança. E o descontentamento dos brasileiros é demostrado a partir das manifestações, greves e paralizações paralisações . O principal motivo das manifestações atuais são os investimentos do dinheiro público, que também é responsabilidade dos poderes.

        Entretanto, percebe-se que o país evoluiu muito até os dias atuais, como por exemplo, de monarquia a república, de ditadura a democracia. E a divisão dos poderes deve estar dentro dessa evolução.  O problema é que não depende apenas de como o país é redigido*, e sim por quem governa e quem cobra os seus direitos.

Comentários do corretor


* Repense o uso deste termo. Ele parece não se encaixar neste contexto.

Atenção à grafia correta das palavras e a seu uso coeso e coerente.

O texto explora o tema proposto de forma elucidativa e analítica. No entanto, a discussão poderia ter sido um pouco mais aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente