De acordo com a constituição federal de 1988, o Brasil vive o Estado de direito, no qual os poderes públicos são regulados por lei, através do sistema tripartido de separação dos poderes. Possibilitando (o que possilibita) a atuação de um poder sobre o outro, evitando abusos de poder. Entretanto, diante de inúmeros casos de corrupção, em todos os poderes, o que se observa é a inexistência de um Estado democrático de direito.
Vivemos em uma nação em que a impunidade para criminosos políticos é comum. Isso é decorrente da unificação dos três poderes diante da corrupção. Ou seja, um poder não fiscaliza e não controla os outros, facilitando a corrupção, e pode até vir a participar da ação irregular em prol de benefício próprio.
Tal unificação de poder pode ser observada no caso do mensalão, esquema de corrupção que envolveu os três poderes. Podemos citar também o desvio de merenda escolar em Jandira (SP), que foi denunciado em 2014, prática que não se restringe ao estado de São Paulo. E (,) em consequência, priva a população de seus direitos básicos garantidos pela constituição(,) como: saúde, alimentação e educação de qualidade.
Dessa forma cria-se, segundo José Murilo de Carvalho, uma sociedade dividida em três classes: os que só possuem direitos, os que possuem direitos e deveres e os que só possuem deveres.
Enquanto o Brasil não conduzir de forma lícita os três poderes e não garantir os direitos naturais de seus cidadãos, assim como a dignidade humana deles, o país continuará sendo um Estado democrático de direito somente como fachada eleitoral.
Comentários do corretor
* É uma exclamação ou interrogação?
Bom texto!Traz uma reflexão crítica acerca do funcionamento do Estado de Direito no Brasil. No entanto, faltou explorar um pouco mais as características da divisão de poderes, como a função de cada um, por exemplo.
Atenção à pontuação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |