‘’ Para um homem ser ético, ele precisa ser justo ‘’ – Aristóteles. Todo homem que exerce a lei na teoria e na prática, precisa ser antes de tudo, imparcial.
A República Federativa do Brasil, é constituída através de 3 poderes, (:) executivo, legislativo e judiciário. Esses 3 poderes possuem o mesmo objetivo, manter a organização da sociedade. Na obra ‘’Do O espírito das Leis’’ – Montesquieu, ele declarou que os 3 poderes, não poderiam ser exercidos pelo mesmo órgão, visto que o poder tende a se corromper-se quando não encontra limites.
O poder legislativo, em como função a elaboração de leis, tal papel é exercido pelos **deputados e senadores(,) deputados estaduais e federais, e vereadores. Já o poder executivo, é um poder administrativo, realizado pelo (a) chefe de estado, governadores e prefeitos. Diferentemente dos poderes anteriores, o judiciário, possui a capacidade de julgar o indivíduo de acordo com as leis criadas pelo legislativo, as pessoas a frente do judiciário são desembargadores e juízes.
A população precisa de maior informação sobre os seus direitos, visto que, um grande número de cidadãos, não sabem ao certo o que tem de direito, como está relatado nas leis. A imparcialidade dos juízes, é fundamental para que haja um julgamento mais justo, pois, qualquer envolvimento com o fato a ser julgado, pode mudar o rumo do julgamento, fazendo com que o julgamento o mesmo não seja justo como o esperado.
Comentários do corretor
* Não existem senadores estaduais.
Atenção à veracidade das informações, à grafia correta das palavras, à pontuação e ao uso devido de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto, porém o explora de maneira superficial, sem aprofundar a discussão a respeito do funcionamento desses poderes no Brasil, os prós e contras dessa divisão, entre outros aspectos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |