Na Praça dos Três Poderes, localizada em Brasília, vê-se a ideia materializada de divisão de poderes do filósofo Montesquieu. A fim de assegurar a liberdade dos homens e preservar a democracia, no Brasil, há os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Mesmo sendo dependentes* um do outro, devem fiscalizar-se entre si e funcionar harmonicamente.
O presidente da república, os governadores de estado e prefeitos formam o Poder Executivo Federal, e tem por finalidade colocar programas de governo em prática. Esse grupo trabalha junto ao Poder Legislativo, que são os deputados, senadores e vereadores, que participam da elaboração das leis e sancionam ou vetam projetos. E dentre os poderes que compõem a República brasileira, cabe ao Judiciário interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo.
No entanto, é necessário saber até que ponto as teorias dos papéis e funções de cada poder de fato coincidem com a realidade política e governamental Brasileira brasileira. Não são raros os casos de corrupção por chefes de Estado, e pior, a não punição desses crimes. A educação de péssima qualidade, a falta de saneamento básico e hospitais abandonados são exemplos do que acontece quando um corrupto não é punido, prejudicando o cidadão de bem.
Portanto, o Brasil precisa de uma reforma no Judiciário a partir da decisão de mudar a atual constituição brasileira que estabelece muitos direitos e poucos deveres. Devem ser formuladas leis que desencastelem os privilégios, e que tornem os parlamentares tão mortais quanto qualquer outro trabalhador, com direitos, mas também com deveres cobráveis e, na falta disso, puníveis. Afinal, o que difere as nações entre a civilidade e a barbárie não é o sistema de governo e sim a presença ou ausência de Justiça.
Comentários do corretor
* De acordo com a Constituição Federal de 1988, os poderes são independentes e harmônicos entre si.
Atenção à coesão e coerência das afirmações contidas no texto. Cuidado também com a pontuação.
A redação aborda o tema proposto, porém além de algumas informações imprecisas, a discussão ficou um pouco superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |