Desde a constituição de 1988 que o Brasil é um estado de direito, no qual é regido pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. A influência desses poderes no regime político brasileiro é imensa, uma vez que cada um tem papel fundamental. Essa administração dos poderes deve ser igualitária, tendo cada um a mesma autonomia que o outro. Porém essa igualdade, nem sempre vem sido sendo obedecida.
A constituição é quem rege a divisão dos podes brasileiros, designando cada um com função específica. O legislativo é ocupado pelo congresso nacional e tem função de formular leis e políticas públicas. O executivo ocupado pelo presidente da república tem como função administrar e executar as leis propostas pelo legislativo. Por fim, o judiciário ocupado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) assume a responsabilidade de julgar os possíveis conflitos que podem vir a ocorrer com a execução das leis.
O problema a ser enfrentado, é que não há igualdade entre os poderes perante alguns fatos e ocasiões importantes, havendo também uma ineficiência em certas decisões importantes. Há momentos em que o executivo predomina sobre a autoridade do congresso legislativo, como afirmou Joaquim Barbosa(,) presidente do STF.
Montesquieu no seu livro “O espírito das leis”, afirma que “Só o poder freia o poder”. Logo é plausível que ocorra uma melhor administração e organização para que haja uma interação igualitária entre os poderes, proporcionando assim que ambos executem e cumpram seu papel no cenário político e social, prevalecendo assim a ordem, igualdade e justiça.
Comentários do corretor
Atenção à coesão das ideias, à pontuação, ao uso devido de pronomes e conectivos e à repetição excessiva de termos.
O texto explora o tema proposto, porém a discussão não extrapola o senso comum. Aproveite melhor os elementos da coletânea e faça uma discussão mais crítica e abrangente em relaçãoao tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |