No Brasil, as funções do Estado estão divididas entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Entre eles não há hierarquia, entretanto portanto eles devem agir harmoniosamente, respeitando as limitações que as leis impõem a cada um, bem como executando suas respectivas atribuições e funções, também determinadas pelas leis, especialmente pela Constituição Federal.
Entre os entes que formam a Federação dos estados brasileiros, incluindo-se a administração do próprio País (União), dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos municípios, temos no Poder Executivo Federal, o Presidente da República. Nos Estados-membros, o chefe do Executivo é o Governador e, nos municípios, é o Prefeito.
Em 2010, ocorreu a eleição da primeira mulher para a presidência do Brasil (Dilma Rousseff), o que foi considerado um fato histórico marcante. Desde então isso nos remete à relação de igualdade de gênero, fato no qual (que) indica que o grau das desigualdades de gênero varia de acordo com momentos históricos, sociedades e culturas.
Hoje poderíamos destacar que houve sim, certa mudança na divisão de poderes tanto no Legislativo, Executivo e Judiciário. Dos 38 ministérios e órgãos centrais da União, dez são atualmente chefiados por mulheres. Um claro exemplo disto temos a ministra Carmen Lúcia, eleita a primeira mulher presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, a divisão constitucional dos poderes (dada pela Constituição) é feita entre o Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, cada qual com sua respectiva função na organização da sociedade.
Comentários do corretor
O texto dá destaque ao papel das mulheres nos poderes, mas isso não está diretamente relacionado ao tema. Atenção ao foco da proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |