O movimento intelectual iluminista (se) sucedeu na Europa, no século XVIII. Seus ideiais provocaram transformações na estrutura social, com: garantia de direitos, diminuição da desigualdade, "liberdade expressiva", dentre outros. Esse movimento repercutiu por diversos países e a exemplo na contemporaneidade tem-se o Brasil, país democrático, que aderiu aos conceitos do iluminismo, aprovando a divisão constitucional dos poderes.
A concepção dos três poderes, no Brasil, - executivo, legislativo e judiciário -, veiu veio dos ideais iluministas de Charles de Montesquieu. (O filósofo) Afirmava que(,) para ter um país democrático(,) era preciso um estado justo com uma descentralização de poderes, de maneira a se conquistar uma iguadade de todos perante a lei.
Os poderes executivo, legislativo e judiciário possuem cada qual uma função independente, mas que se inter-relacionam. Àquele, cabe a execução das leis do estado, punindo os infratores e mantendo a segurança; a esse, a formação e aprovação de leis conforme os anseios da sociedade; a este, o julgamento das regras constitucionais criadas no poder legislativo. Todos interligados para garantir os direitos dos dos cidadãos.
Com essa divisão constitucional, sancionada na constituição federal de 1988, o Brasil passa a ser um país regido por leis, que de fato, na teoria, é um país democrático. Assim, para concretizar os almejos dos direitos da sociedade, na prática, é necessário necessária a criação de leis mais igualitárias e uma intensa execução, acabando com as "regalias" da classe alta, com, as mesmas punições para os crimes de trânsito**.
Comentários do corretor
*Inspiração Constitucional
** Crimes de trânsito? Como assim?
O texto ia bem, até o momento da conclusão. Não ficaram claras as ideias defendidas. Cuidado com a coesão.
Atenção tambémà grafia correta das palavras, à pontuação do texto e à concordância de gênero (masculino e feminino).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |