A Constituição de 1988 dividiu os poderes regentes no Brasil em três bases específicas, o Executivo, que administra, (;) o Legislativo(,) que cria e aprova leis(;) e o Judiciário(,) que é encarregado de solucionar questões jurídicas.
Esses três poderes tiveram como base, a lei de pesos e contrapesos, esse pensamento (que) surgiu na época dos pensadores iluministas, (.) eles afirmavam que essa separação geraria nos poderes uma fiscalização mútua.
Entretanto, é visto que existem falhas pertinentes, que se perpetuam desde os primórdios da Constituição. Isso pode ser notado, quando analisamos o clássico problema da corrupção, que cresce desde décadas no Brasil, entretanto eles são omitidos na maioria das vezes e esta surge de várias formas.
A divisão de poderes facilita que pessoas de determinados cargos tenham vantagens, os deputados, por exemplo, são os maiores favorecidos com essa divisão pois eles criam leis que só os beneficiam.Sabemos também que existem leis que só existem no papel e não são colocadas em prática.
O poder legislativo deve criar leis e quem deve aprová-las ou não deve ser a população por meio de plebiscitos. Deve existir uma reformulação concreta nessa divisão de poderes.
Recentemente cogitou-se, unir os poderes em apenas um poder específico. Essa união formará um processo contrito, gerando o alicerce básico para um regimento firme e real no Brasil.*
Comentários do corretor
* Quando isso foi cogitado? Situe melhor o leitor.
O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial, sem entrar em detalhes sobre o funcionamento dos três poderes, seus prós e contras.
Atenção à pontuação do texto e à coesão entre as ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |