O sistema tripartidos adotado na Constituição Federal elaborada promulgada em 5 de outubro de 1988, pouco depois (de) um longo período de ditadura militar, divide o poder do estado em três poderes políticos distintos e independentes entre si. São eles o executivo, legislativo e judiciário. Esta divisão, assim como toda a nova constituição, mais do que retomaram retomou a democracia, foi uma grande evolução democrática prestigiada até hoje.
Basicamente pode-se dizer que o legislativo elabora, vota e aprova as leis; o executivo garante o seu cumprimento e administra o Estado segundo as mesmas; e o judiciário soluciona conflitos existentes na sociedade ou entre os dois poderes de acordo com a constituição e as leis criadas pelo legislativo. Entretanto(,) para evitar abusos, há uma pequena parcela de atribuições parcialmente compartilhadas entre eles, e os três devem prestar contas ao povo brasileiro.
Porém o povo normalmente não exerce o seu dever de cidadão, e não faz idéia do que os tripartidos estão fazenda fazendo, ao não ser quando a mídia escandaliza algum fato. Desta forma, o número de cidadãos que tomam o conhecimento e participam de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição)(,) por exemplo, esta relacionada relacionado a à divulgação e a à influência da mídia que injeta opiniões camufladas entre as reportagens e destaca os assuntos que lhe convém.
Então pode-se dizer que modelo de divisão dos poderes no Brasil foi concebido de forma estável e equilibrada, criando leis e administrando o estado segundo o interesse comum, assim como deveria ser. Tende a manter-se estável e em favor do povo, dês de desde que interesses específicos de grupos gananciosos não infectem os três poderes, o que sempre haverá em maior ou menor quantidade, e o povo não permaneça uma massa inerte e ignorante.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego coerente de termos, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à pontuação e ao uso da crase.
Quanto ao conteúdo, o texto atende bem à demanda proposto, elucidando sobre o assunto e tecendo uma análise crítica e coerente em relação ao mesmo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |