A constituição brasileira de 1988, escrita com base nos feitos da Revolução Francesa, define a divisão dos três poderes no Estado. Cada qual com suas respectivas funções. Entretanto(,) será que atualmente, eles estão cumprindo o que supostamente deveriam cumprir?
A criação dos Três poderes ( Legislativo, Executivo e Judiciário) tem como função impedir o abuso de poder que venha ocorrer por parte de um dos poderes. Os três são independentes constitucionalissimamente constitucionalmente e harmônicos; mas também existe uma interação entre eles. Porém até essa interação deve ser “controlada” e regulada. O que presenciamos hoje na democracia brasileira, é algo que vai contra os princípios básicos do estado de direito e até mesmo contra a própria Constituição. Um partido (grupo de pessoas com mesmo pensamento político) opera e comanda a máquina do estado, chamada governo. Esse mesmo partido tem uma maioria significativa no Poder Legislativo, que é fundamental para realizar suas vontades. E por último, esse partido, quando estava na pessoa do(a) Presidente da República, nomeou vários ministros de sua confiança, e que tiveram uma história bem estreita com o partido para altos cargos em diferentes instâncias. Isso põe em risco a independência política dos três poderes. Não nos estranha a quantidade de escândalos que vemos nos meios de comunicação, em que por coincidência ou não, sempre ou quase sempre este mesmo partido está envolvido.
A democracia no Brasil tem falhas, como em qualquer outra democracia em outros lugares no mundo. Mas isso não justifica a “inércia” constitucional praticada por nossos governantes e nós frente a esses atos de má fé.
Comentários do corretor
O texto dá mais visibilidade à crítica a um determinado partido do que à tripartição dos poderes em si, que é o tema proposto. Atenção ao foco!
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |