Ao se pensar a respeito da divisão de poderes constituída pelo Legistalivo, Executivo e Judiciário(,) apresentados apresentada na Constituição Federal Brasileira de 1988, é possível afirmar que é uma importante estrutura para a realização das atividades governamentais. Isso aponta para a necessidade de controle das ações de cunho político, indo além dos verbos produzir, executar e julgar ligados a suas atividades comuns.
O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é que(,) aos poderes deterem funções típicas (comuns) e atípicas (eventuais)(,) os poderes se tornam autônomos, porém o exercício delas dessas funções deve ser fiscalizado. Entende-se com isso, que apesar do controle, os poderes são independentes e harmônicos entre si.
Já o segundo fator importante para a reflexão deve-se a essa forma de governar que é definida como sistema de freios e contrapesos. Assim, passa a existir estabilidade no sistema, já que o conceito assegura a segurança do exercício do poder governamental em todas as esferas para que não haja excessos e irregularidades.
Além disso, ainda se pode pensar que caso a teoria da separação dos três poderes não fosse aplicada(,) haveria uma enorme preocupação quanto ao poder se manter nas mãos de uma única pessoa ou instituição. Nota-se que traria implicações de um governo de feições autoritárias que contraria totalmente a forma de governo atual(,) que é a democracia.
Dessa forma, as funções típicas e atípicas dos poderes vinculados devem fornecer equilíbrio e confiabilidade para o governo, o terreno político e a população. Infere-se que a tripartição dos poderes gera a descentralização do poder(,) que o torna o Estado mais justo e igualitário.
Comentários do corretor
Atenção ao uso devido de pronomes relativos, à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial, sem entrar em detalhes sobre o funcionamento de cada um dos poderes e os efeitos dessa divisão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |