A Constituição brasileira é embasada na teoria de separação de poderes de Montesquieu, e visa, nesse sentido, evitar qualquer nova tentativa de absolutismo moderno, que é essencialmente a centralização do poder. Com a tríplice divisão ela consegue isso, oficialmente falando. Porém, o equilíbrio pleno de poderes ainda não foi alcançado e é a ação social o motor que pode transformar essa realidade.
Infelizmente o que se observa é que, apesar dessa estrutura representar um avanço enorme e ser de fato eficaz, ainda existem mecanismos de concentração de poder e brechas na lei. Um exemplo disso é o fato de que os principais cargos dos órgãos do Poder Judiciário são preenchidos por indicação do Senado e do Presidente. Da República, o que o subordina ao Poder Executivo de certa forma*.
Além disso, este último consegue explorar falhas do sistema representativo para se manter no poder, estruturando compra e venda de votos, influência, apoio político, e diversas outras aberrações que culminam em uma administração ineficiente e um Poder Legislativo frustrado.
Desse modo constata-se que o impedimento da concentração de poder ainda não é completo nesse modelo, no entanto, a sociedade tende a se aperfeiçoar e a mobilização do povo no sentido de não aceitar o que está à margem do esperado é de suma importância. As manifestações de 2013 que fizeram cair a PEC 37 são um exemplo disso acontecendo na prática. É reivindicando “o poder que emana do povo” que os brasileiros viverão uma real democracia.
Comentários do corretor
* Nessa mesma linha de raciocínio, se o judiciário está subordinado ao executivo por ter juízes e ministros indicados por ele, também está ao legislativo, pois o Senado também indica, não?
Alguns dos raciocínios do texto poderiam ter sido melhor desenvolvidos. No geral, o texto explora o tema proposto, elucidando o mesmo e o analisando de forma crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |