A divisão ou separação de poderes no Brasil é bastante pro pagante propagada no meio jurídico e social brasileiro. As formas de divisão e suas vertentes como precedentes dos anseios da sociedade é refletido são refletidas em suas variações e suas especificidades. As formas típicas e atípicas de cada uma delas enfatizam que todas as divisões não são totalmente independentes.
O primeiro a teorizar sobre as funções estatais foi Aristóteles. Logo após, outro grande filósofo a teorizar a separação ou divisão dos poderes foi John Locke, um dos grandes nomes do contrato social. Mas o pai da separação dos poderes é o barão de Montesquieu em sua célebre obra “O Espírito Das Leis”. A primeira constituição a positivar a separação dos poderes é a americana de 1787(primeira e única dos EUA).
No Brasil (a separação) foi constituída juntamente com a CF de 1998 1988. Mas as suas funções pré-eminentes preeminentes entram em conflitos a partir do momento em que cada uma exerce uma função típica e atípica da outra. Sendo assim tornando uma correlacionada com outra. No Brasil cada uma exerce uma função própria de: elaborar leis (legislativo), executar as leis e obrigações estatais (executivo) e ponderar a eficácia das leis mediante a sociedade (judiciário).
Mesmo com todas essas distinções, cada uma exercendo o seu papel de forma própria (típica) ou de formas indiretas (atípica)*. Isso somente ressalta que a manutenção dos poderes para a estabilidade estatal como um todo e enfatizando o bem comum para com as sua relações refletirá principalmente na distinção próprias de suas funções, que com isso fará uma renúncia a à especificidade própria e criando um englobamento para a manutenção primária da sociedade.
Comentários do corretor
* raciocínio incompleto.
Alguns trechos ficaram confusos, com raciocínio mal elaborado. Evite períodos longos, pontue melhor o texto e opte pelo ponto final sempre que finalizar um raciocínio.
Atenção também à grafia correta das palavras e à concordância.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |