Desde que o filósofo iluminista Montesquieu escreveu a obra célebre de 1748, “O Espírito das Leis”, já se sabia que uma nação democrática deve ser governada com embasamento na divisão de poderes em executivo, legislativo e judiciário. É com base nesse sistema que o Brasil atual é governado, o que permite a realização de uma democracia nunca antes vista durante toda a história do país. Entretanto, ainda são visíveis desequilíbrios de poderes, principalmente entre o legislativo e o executivo, o que compromete a democracia do país*
Durante quase toda a história do Brasil, o poder político esteve concentrado nas mãos do poder executivo. O período do poder moderador e da ditadura militar são alguns dos exemplos. Durante esse tempo, era muito mais fácil violar os direitos da população, além de elaborar e executar leis que beneficiassem o governante e seus aliados. Foi somente com a redemocratização, no final do século XX, que os poderes legislativo e judiciário se consolidaram e cada um dos três poderes fiscalizava um ao outro. Com isso cria-se mecanismos para cancelar possíveis abusos de poder.
No entanto, ainda avistamos no Brasil, a fragilidade de um poder em detrimento de outro. O ministro do Supremo Federal, Joaquim Barbosa, chegou a declarar que “o congresso brasileiro é inteiramente dominado pelo poder executivo”, uma vez que grande parte das leis elaboradas recentemente é de autoria do mesmo. Tal gerencia compromete a independência de cada esfera de poder, e pode ocasionar um retrocesso na democracia brasileira.
Dessa forma, é nítida nítido que o modelo de divisão de poderes é ótimo para os brasileiros, quando há o equilíbrio entre os três poderes. Qualquer desequilíbrio deve ser combatido. A população possui a principal função nessa medida. É dever de todo cidadão conhecer cada função das três esferas, tanto a municipal, a Estadual e a federal para que, assim, possa se interar se cada poder cumpre suas funções, além de saber a quem se dirigir para exigir direitos. A escola, por sua vez, desempenha o papel primordial em ensinar como funciona o sistema político, aos alunos. A partir de medidas simples como essas poderemos construir uma democracia muito maior do que a sonhada por Montesquieu.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos. Opte por pronomes relativos.
Excelente texto!! Elucidativo, explicativo e com uma análise crítica e coerente em relação ao tema proposto e a realidade de sua aplicação no Brasil. Parabéns!
Atenção apenas à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |