Inicialmente como colônia de Portugal, o Brasil era subordinado à metrópole e ao seu poder absoluto, (.) só após a sua independência política, em 1822, apresentou um sistema de divisão de poder, composto pelo poder legislativo, executivo, judiciário e moderador. Este último pertencia apenas ao rei, conferindo-lhe poderes quase absolutos. Já no período republicano o moderador foi extinto e hoje tem-se uma tripartição do poder com o intuito de evitar o monopólio do poder mesmo, porém às vezes percebe-se no cenário político um desrespeito a essa divisão.
O sistema dos três poderes vigente é influenciado pelos ideais de Montesquieu(,) que vislumbrou na divisão de poderes uma forma de evitar o seu monopólio na mão de um único indivíduo ou de um grupo, contribuindo assim para a manutenção de um regime democrático. Conforme, essa divisão(,) há no Brasil o poder legislativo, judiciário e executivo, ficando a cargo do legislativo formular leis através da Câmara de Deputados e do Senado, já o judiciário é responsável pela aplicação da lei e pela proteção à Constituição e o legislativo executivo responsabiliza- se pela execução da lei.
Seguindo essa lógica(,) existe no brasil um estado normativo regulamentado por leis que buscam dificultar a concentração do poder, já que esse sistema propõe que um poder limite a atuação dos outros, por isso é denominado de “pesos e contrapesos”, o que é importante para o desenvolvimento de uma nação democrática. No entanto(,) o funcionalismo dos poderes no país, infelizmente, não segue plenamente essa lógica e os desvios desse sistema trazendo trazem implicações sérias para a sociedade.
Os desvios ocorrem porque alguns indivíduos não conseguem ou não querem aceitar o valor normativo do Estado(,) querendo burlar a lei e a divisão dos poderes a fim de favoritismo, o que pode ser observado através dos casos de corrupção e de abuso de poder que frequentemente surgem no cenário brasileiro.
Diante disso, percebe-se que é preciso uma maior fiscalização entre os poderes para que esses problemas não dificultem o desenvolvimento democrático e nem ocasionem um atraso econômico e social para o país , pois ,como defendia Thomas Hobbes, sem regulamentos o homem vive em estado de guerra.
Comentários do corretor
Atenção ao uso de pronomes relativos, à agrafia correta das palavras, ao uso de letras maiúsculas e à concordância, especialmente de número (singular e plural).
Bom texto. Explica o tema proposto e traz uma análise coerente e bem fundamentada em relação ao mesmo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |