A divisão dos poderes brasileiros é, indubitavelmente, uma forma eficaz de atingir a organização e o desenvolvimento desejados no país, entretanto, tais fatores só podem ser obtidos através de profissionais dignos de suas posições, o que não ocorre na realidade, pois, em um país cujo lema é “ordem e progresso”, os índices de corrupção são elevados e não devem ser ignorados.
A princípio, o modelo de divisão dos poderes pode parecer justo, mas é só analisar casos como o escândalo do mensalão, no qual, de acordo com os votos de seis ministros, oito dos condenados por formação de quadrilha ficarão livres da pena, que é possível perceber o caos em que o sistema brasileiro está instalado.
Ainda que o abuso de poder seja um fato improvável, já que um poder fiscaliza as ações do outro, é claramente perceptível que o sistema político do Brasil está corrompido e que a população é, parcialmente, culpada por isso, afinal, é ela quem decide quem irá representar a república através do voto eleitoral.
Alguns dados indicam o quão alarmante é o nível de corrupção país, como, por exemplo, o IPC, que classifica o Brasil na septuagésima segunda posição, sendo a primeira, o país com menor corrupção(;) e o os relatórios da FIESP, que indicam que o custo médio anual da corrupção brasileira pode chegar a quase R$ 70 milhões, um número vergonhoso para qualquer nação.
Todos os problemas que o Brasil enfrenta exigem uma reação por parte da população, que deve cobrar leis mais rígidas em relação aos políticos corruptos e até mesmo conscientizar-se que quem os elege é ela mesma, caso contrário, é provável que entremos em um conflito civil.
Comentários do corretor
O texto começou bem, abordando de forma coerente o tema proposto. No entanto, em um determinado momento, o foco do texto passou a ser os problemas políticos no Brasil, não a tripartição de poderes. Mantenha o foco da proposta.
Atenção também à pontuação do texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |