Segundo Maquiavel em sua obra clássica intitulada “O Príncipe”, o Estado deve ser forte e deter o controle sobre o povo. Na evolução sócio-histórica da concepção de governo, a maioria das nações ocidentais conseguiu chegar ao Estado forte, porém, não mais com o absolutismo maquiavélico, mas com o presidencialismo ou o republicanismo, ambas tendo o poder dividido entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
No Brasil, o poder Legislativo, composto pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal, tem o dever de criar as leis, (;) o Executivo, tendo como seu representante máximo o Presidente da República, às as executa, (;) e o Judiciário é o encarregado por fazer a jurisdição das leis. Os três poderes se entrelaçam e se auto-regulam, e isto é de vital importância para a manutenção da democracia.
No campo teórico a tripartição Estatal é um modelo que beira a perfeição, mas ao abrir a porta para a realidade (e) entrar em território Tupiniquim, fica perceptível que não é bem assim. A máquina pública brasileira está superlotada, há muita gente apenas gerando gastos (à nação e a corrompend)– e corrompendo - à nação, e vivendo em uma relação parasitária com o governo, isso ocasiona gastos exorbitantes para a manutenção do Estado, e o aumento da burocracia que trava o desenvolvimento econômico.
Além disso, esse dinheiro jogado fora poderia ser reinvestido na economia de maneira inteligente, em isenção de impostos, nos setores da saúde e educação – atribuições Estatais que há décadas não funcionam de forma digna - melhoramento de estradas e construções de portos, e mais dezenas de serviços que precisam ser aperfeiçoados.
Enfim, é de suma importância a fiscalização popular para o aperfeiçoamento da máquina pública, para que a idéia quase ideal de Montesquieu – filósofo iluminista que concebeu a idéia da divisão do Estado em três poderes – garanta o bem-estar social.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção ao uso de letras maiúsculas, à crase e às vírgulas.
Bom texto. Explicativo, elucidativo, e traz um olhar crítico em relação ao tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |