O poder tripartite proposto pelo francês Montesquieu, atraiu diversos brasileiros ainda na época do império de Dom Pedro II(,) o que mais tarde provocou sua queda. O Brasil(,) hoje considerado república, utiliza-se do poder executivo, legislativo e judiciário como forma de governo, porém encontramos falhas em alguns momentos relacionados relacionadas a essa questão.
As ideias republicanas influenciaram muito o Brasil, tanto que estão conosco desde a época imperial e também tempos depois(,) dispostas na nossa constituição de 1988 e que perduram até hoje, (.) porém se olharmos em uma parte de nossa história vemos que esses poderes não foram respeitados pelos próprios governantes brasileiros, limitando o poder executivo, e algumas vezes até mesmo o óbice das questões legislativas e judiciárias.
Uma época muito triste de nosso país foi a terrível ditadura militar, um exemplo claríssimo de abuso de poder, contrariantes as às ideias republicanas em que o Brasil ficou sem seu maior representante(,) o presidente da república. Através de um golpe de estado os militares torturavam e perseguiam seus compatriotas por causa de uma questão política não compartilhada entre eles(,) por onde absurdos eram permitidos por aqueles que deveriam honrar uma farda militar, um fato lamentável e que carrega suas marcas ainda hoje.
O que se pode concluir com tudo isso é que um governo não se faz por ditadura, nem por autoritarismo muito menos tirania, mas sim através de políticas que garantam a liberdade de seus cidadãos,o respeito a à constituição e a garantia de seus direitos e as demais necessidades de um país considerado democrático, para que acontecimentos como este não se repitam em nosso nossa história.
Comentários do corretor
O foco do texto foi a ditadura militar e o desrespeito à Constituição. O tema proposto, que é a divisão de poderes, foi somente citado.
Atenção ao foco da proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |