Desde 1988 a Constituição Federal criou a divisão dos poderes em que cada um tem a sua determinada função na organização da sociedade; sendo eles os Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Cada um com a sua respectiva função, procurando principalmente evitar abusos no poder ou o seu exercício ilegal; podemos observar que o Poder Executivo é o poder do Estado e que administra os interesses públicos cumprindo fielmente as ordenações legais e será exercido pelo Presidente da República e auxiliado pelos ministros de Estado.
Já o Poder Legislativo é a formulação, discussão e aprovação de leis que regulam o Estado e que devem ser obedecidos obedecidas pelos cidadãos e pelas organizações públicas, sendo que é composto por duas Câmaras: a Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
E por fim o Poder Judiciário em que aplica as leis e todas as fontes de direito; solucionando conflitos existentes na sociedade e conflitos entre outros poderes, sempre agindo de forma imparcial, pautando pautado pela obrigatoriedade do cumprimento das leis.
Essa divisão dos poderes são três áreas distintas e que se relacionam entra si. Em nosso país não existe melhor forma de organização.
Esses poderes garantem os direitos de cada cidadão de acordo com as leis, garantem a liberdade dos indivíduos, abusos entre os poderes, organização das leis e decretos da sociedade, a justiça no parlamento, e também os cumprimentos legais das leis; tudo isso para haver mais segurança, organização e responsabilidade na sociedade.
Portanto a tripartição dos poderes é a ideia que haja um equilíbrio entre eles; que serão regras que guiam a vida de todos os brasileiros e do país, são leis que devem ser seguidas e estar de acordo com a Constituição Federal.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, porém alguns conceitos foram trabalhados de forma superficial e um pouco imprecisa. Leia mais sobre o tema para criar uma discussão melhor embasada.
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras e ao uso de preposições.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |