Em 1987* dizia Montesquieu: “Todo homem que tem o poder é levado a dele abusar.” Portanto para que esse problema fosse evitado dali pra frente, ele criou a Teoria dos três poderes, que são eles: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Como o Brasil é um país presidencialista, o Executivo é comandado pelo Presidente da República e seus ministros. O Judiciário é o único poder autônomo, uma vez que ele aplica as leis para resolver e julgas os conflitos existentes na sociedade e nos poderes; nele incluem os juízes, que devem exercer a profissão de forma mais imparcial possível. E o Legislativo, formado por deputados e senadores (que) têm como função legislar, criar leis, entre outras; são os representantes do povo no Senado (e na Câmara dos Deputados).
Teoricamente essas são basicamente as funções que cada poder deverá exercer. Porém não é necessário procurar para que seja visto as irregularidades que acontecem na esfera dos três poderes. Ministros são indicados para cargos por interesses partidários, deputados que deveriam estar defendendo o direito dos cidadãos e estão apenas defendendo os próprios interesses, e juízes ou promotores que abusam do seu poder por autobenefício.
Com a chegada das eleições, é mais do que uma atitude de cidadania que seja feita a escolha certa dos representantes nas alas Legislativa e Executiva e assim tentar diminuir demasiadamente a quantidade de processos por corrupção e irregularidades no nosso país. Desta maneira a teoria de freios e contrapesos de Montesquieu poderá ser vista na prática.
Comentários do corretor
* Montesquieu viveu entre 1689 e 1755. Reveja esta data.
Atenção à veracidade e a completude das informações no texto.
No geral, bom domínio da norma escrita e articulação organizada de ideias.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |