A Constituição brasileira divide os poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, cada um autônomo, mas interligados entre si e, fiscalizando um em a função do outro; (.) formando Formam o Estado de Direito, o qual é regulado por leis e normas segundo a Carta Magna, de 1988.
A divisão de poderes no Brasil, abrange todas as classes sociais. Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro naturalizado é resguardado, protegido pelas normas constitucionais. O poder Executivo, representado pelo presidente da República, governadores e prefeitos(,) contém princípios da administração pública que os orienta nas suas atribuições para com o bem público. O Legislativo tem normas que os orienta na criação de leis e emendas constitucionais, bem como na fiscalização das ações da administração pública; com o objetivo de fazer cumprir o que está na Constituição do País. E por fim o Judiciário, que está munido de mecanismos legais dentro das normas e princípios constitucionais; pelo qual pode e deve julgar as irregularidades cometidas pelos poderes Executivo e Legislativo.
Na teoria, a divisão e harmonia dos três poderes funcionam bem, mas na prática fica à a desejar. O Executivo não age como deveria, ignora os princípios e normas administrativas, principalmente nas esferas municipal e estadual. No âmbito Federal, é raro rara a permanência de uma equipe de ministros auxiliando o presidente da República durante todo o mandato sem ausência de atitudes de corrupção. O Legislativo não fiscaliza, cobra e aprova os projetos de Leis para o bem comum da nação; no mesmo tempo hábil em que aprova os interesses próprios dos Senadores e Deputados. E o Judiciário esbarra muitas vezes em lacunas existentes em uma Constituição baseada em moldes do século passado, que só privilegia as altas classes.
Logo, é necessário necessária uma reforma constitucional urgente, bem como a escolha por parte da população, de políticos sérios que possam representá-la melhor nas esferas Federal, Estadual e Municipal, para que se almeje um País de todos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), de número (singular e plural), ao uso da crase e à pontuação.
O texto apresenta olhar crítico sobre o tema proposto e seu funcionamento no país.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |