Na Idade Média havia uma divisão de classes, sendo os cidadãos separados pelos que oravam(,) os que lutavam e os que trabalhavam. Em nosso país está em vigor a partir da última constituição vigente um regime denominado Estado de Direito, dividido entre três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Teoricamente, nas duas épocas citadas existem divergências quanto à distribuição de direitos e poderes, porém as convergências também são presentes.
Com o tempo, houve melhorias na execução do Estado de Direito, como se pode observar nos últimos julgamentos onde os réus eram membros do Poder Legislativo Nacional. Mesmo com algumas regalias, só o fato da condenação diz muito quanto a à melhor organização do sistema brasileiro, mas ainda têm-se há muito a o que se queixar sobre inúmeros casos.
A corrupção é um dos fatores que colaboram para a fluência da divisão de poderes no país. O ato de se auto beneficiar ou agir em prol de outras pessoas não é errado, desde que, não haja o envolvimento de recursos alheios e abuso de poder. A cada episódio destes, o restante da população que não compõe um dos três poderes é prejudicada, tanto em aspectos econômicos como sociais; o que corrompe gravemente o conceito do Regime vigente que possui o ideal de promover e preservar a cidadania plena, garantindo os direitos aos cidadãos.
É imprescindível a colaboração dos membros dos poderes nacionais para com a verdadeira importância dessa organização, garantindo a todos uma melhor execução da Constituição Federal. No entanto, a cautela também se faz necessária principalmente na Legislação, na qual muitas vezes há um favorecimento às classes mais ricas do país(,) rompendo com a Democracia e se assemelhando mais ao antigo sistema adotado no Feudalismo.
Comentários do corretor
O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial. Faltam exemplos para tornar a argumentação mais consistente. Afirmar coisas não é suficiente em um texto dissertativo, que prima pela persuasão. É preciso tentar convencer o leitor de que o que se diz/se acredita é o mais sensato.
Atenção também à pontuação, ao uso da crase e à concordância verbal.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |