O Marco Civil da Internet Definindo o Futuro da Rede no Brasil - Banco de redações


Marco Civil da Internet

Enviada em: 18/04/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     O projeto do Marco Civil da Internet -- aprovado na Câmera Câmara dos Deputados e agora sendo analisado pelo Senado Federal – significa um avanço nos direitos do internauta como consumidor e usuário.
     Sem que a maioria dos internautas brasileiros soubesse, seus dados são comercializados livremente entre provedores, sites e empresas sem autorização dos mesmos. O projeto define que essa prática só seja consentida com a permissão do usuário. Portanto, o usuário é quem decidirá o destino de seus dados – o que deveria ser sempre de sua decisão.
     O Marco Civil da Internet também estabelece o princípio de neutralidade da rede, que proíbe aos provedores fornecerem maior velocidade de banda larga a sites ou a usuários de acordo com os seus interesses – em outras palavras: fornecer mais velocidade a quem paga mais pelo conteúdo.  Os provedores só poderão continuar vendendo pacotes diferenciados de velocidade, sem restrição de conteúdo.
     Visando a defender o princípio da liberdade de expressão na Internet e dando mais responsabilidade aos usuários, as publicações dos mesmos só poderão ser retiradas por decisão judicial, exceto nos casos de pessoas que se sentirem ofendidas pelas fotos ou vídeos em que estejam. Nesses casos as vítimas dessas publicações poderão pedir para que sejam retirados esses conteúdos. Os de pedofilia e outros de natureza sexual também podem ser retirados imediatamente. Os sites não poderão mais retirar as publicações dos usuários por conta própria, como têm feito.
     Se o Senado aprovar o texto como está(,) os internautas brasileiros serão mais protegidos pela lei; e os sites, provedores e empresas serão proibidos de continuar cometendo práticas abusivas contra os que usam seus serviços(,) como vêm vem ocorrendo.
     O primeiro passo foi dado, esperamos que os demais também sejam. Mas, uma vez transformada transformado em lei, o governo terá que criar mecanismos de fiscalização para que o Marco Civil da Internet possa ser eficaz, e não uma lei que ficou somente no papel.

Comentários do corretor


Bom texto! Explora o tema proposto de forma coesa, informativa, crítica e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. 

Atenção apenas à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente