No último dia 25 de março, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 2126/11, também conhecida conhecido como Marco Civil da Internet. O Brasil não é o primeiro país a manifestar-se para regulamentar o uso da internet e traz, através dessa lei, uma abordagem ampla em relação a essa regulamentação.
Antes de tudo, precisamos compreender o que gerou a necessidade da criação desta lei. Um dos motivos é a expansão das redes sociais que imprimiu uma nova dinâmica ao ambiente virtual. Atualmente, é possível publicar qualquer coisa na internet, de qualquer natureza e de forma anônima. Tudo isso dificulta a identificação dos usuários e o controle do conteúdo. A ideia não é censurar o conteúdo colocado na internet e sim proteger os direitos dos indivíduos.
Acresce que podemos perceber que toda a liberdade conferida ao espaço virtual facilita diversos crimes, como a pedofilia e a pirataria e também outros crimes, que se aperfeiçoaram muito com o surgimento da internet, como o roubo de informações, dados e a própria espionagem.
Ainda, temos que considerar que a referida lei não trata apenas dos direitos e deveres dos usuários, ela também se preocupa em regular a atividade dos provedores e das empresas de tecnologia. Nesse sentido, as previsões legais do Marco Civil visam reprimir práticas ilegais e impor um comportamento ás às empresas que garanta um tratamento isonômico e justo aos seus usuários.
Além disso, sabemos que a internet é um meio de comunicação único, que não pode ser equiparado ou comparado a outro, pois possui diversas peculiaridades. Esse é mais um motivo que justifica a necessidade da internet ser regida por uma legislação própria.
Desde a sua popularização até o momento atual, a internet tem sido uma "terra de ninguém" já que ainda não existe legislação em vigor para o tema. O Marco Civil da Internet vem para preencher esta lacuna, visto que o acesso a à internet vem se tornando essencial ao exercício da cidadania.
Comentários do corretor
Bom texto. Bem estruturado, com ideias claras e coesas e argumentos coerentes com o ponto de vista defendido O tema foi abordado de forma satisfatória.
Atenção apenas à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao uso da crase.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |