Em tudo na vida existe bônus e ônus.Com o marco civil da internet, não poderia ser diferente.Nesse caso,essa norma apresenta o benefício de promover a segurança virtual.Por outro lado,para chegar a tal finalidade,precisa-se pagar um preço -desagradável para a maioria dos internautas:a limitação, em alguns aspectos,do uso da Web.E,como a sociedade brasileira tende a visar mais o lado negativo,ao invés do contrário;a formulação da nova lei causou a seguinte dúvida:ela é um avanço ou retrocesso, no contexto do desenvolvimento do país?
A criação de normas que regulamentem a ação de provedores e usuários da internet é novidade,não só no Brasil,como também em outros países.Mostrando-se um avanço na administração das formas contemporâneas de relacionamento interpessoal e acesso à informação,possibilitadas pela Web. (,) Haja vista que,a falta de direitos e deveres permite a livre ação de pessoas mal intencionadas, contra os demais usuários, nesse ambiente.O alto número de casos envolvendo atividades virtuais de golpistas,aliciadores e traficantes -de vários ramos-,circulando no poder judiciários,representa bem essa realidade.
Mesmo sabendo da importância das normas para a segurança virtual,uma significativa parte social as discrimina.A ideia de um possível retrocesso contribui para isso.Já que proibir certos atos,na internet,pode configurar a negação da liberdade de expressão,garantida pela Constituição.No entanto,como certo filósofo explanou*,o direito de um cidadão só começa quando ele não afeta o de outro cidadão.Assim,não adianta alegar liberdade de divulgação na Web e,com isso,denegrir ou ofender outro internauta,pois,agora,esse ato terá punição judicial.
O marco civil da internet é um avanço,sim,para o desenvolvimento do Brasil. (,) Já que,apresenta leis ainda não existentes em boa parte dos países do mundo e que permitem a segurança virtual de seus usuários.Para que ele tenha mais aceitação social,é imprescindível uma maior divulgação de suas normas e demonstração de seus benefícios,principalmente,em instituições de ensino e na mídia.Dessa maneira,poder-se-á navegar na internet sem ser tão afetado por atividades de maldosos.Ainda que,o preço para essa conquista,não agrade a todos.
Comentários do corretor
* Se não puder citar o filósofo, melhor omitir essa informação e fazer a afirmação direto, sem rodeios.
Atenção à pontuação do texto e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |