Os recentes acontecimentos marcados por crimes e espionagens via internet evidenciaram a falta de regulamentação em relação ao uso dessa ferramenta. É, portanto, diante desta situação que a lei, Marco Civil, o projeto de lei do Marco Civil da Internet tentará dirimir todos os problemas existentes. É preciso ressaltar que a violência não se manifesta apenas no mundo real, mas (também) no virtual ela se persiste.
É necessário, primeiramente, frisar que um ambiente sem restrições ou regras é o mesmo que uma “terra sem lei”. Se o Brasil já se encontra dotado de diversas leis e ainda possui estados considerados os mais violentos, como Alagoas, imaginemos a rede virtual, frequentada praticamente pelo mundo todo e sem leis para pôr medidas cabíveis. É evidente que a marginalização estará pairando por esse ambiente. E não faltam exemplos para comprovar essa tendência. O “caso Snowden” no qual o Brasil se tornou alvo de espionagem e o caso da atriz da Rede Globo, Carolina Dieckmann, que teve suas fotos íntimas expostas via internet são alguns dos exemplos.
Não se pode esquecer que o mundo virtual é frequentado por crianças e jovens. Consequentemente, passam a serem os principais alvos de assédios sexuais, por não ter ainda medidas enérgicas para contra tal. Portanto, pensando na segurança dos internautas, essa lei poderia livrar muitas pessoas das armadilhas e fazer da internet um meio confiável e seguro.
Nessa perspectiva, com a aprovação da lei, muitas pessoas estariam longe dos perigos que a rede virtual proporciona. Em suma, seria um avanço da era virtual e, consequentemente do país como um todo. No entanto, a colaboração dos internautas, no sentido de apoiar a lei e conscientizar outrem seria também imprescindível para tal conquista.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem entrar mt em detalhes sobre o texto do projeto, o que poderia ter enriquecido a discussão.
A argumentação e a estrutura textual, no entanto, estão coerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |