Recentemente a Câmara de dos Deputados aprovou o Marco Civil da Internet(,) que agora tramita no Senado para a sua aprovação. Após o vazamento de informações de espionagem da NSA (Agência Nacional de Segurança Norte-Americana) de dados de alguns países, inclusive o Brasil, pelo analista de sistemas Edward Snowden, a missão do controle de dados que circulavam na Internet ficou cada vez mais difícil, uma vez que a diferença entre público e privado se tornou menos notória.
Qual a diferença entre público e privado? Quais informações são corretas na Internet? O que publicar? São algumas perguntas que permanecem na cabeça das pessoas quando o assunto é a internet. Popularizada a partir do século XXI, a Internet começou a mostrar seus benefícios, como o acesso a informação gratuita, entretenimentos, troca de informações, compras e etc., mas o que se percebeu é que mal se completou a primeira década do mesmo século que os seus malefícios e perigos foram descobertos: o número de vídeos e fotos divulgadas na rede com cenas impróprias, como relações sexuais, estupros, roubos de informações pessoais e casos de pedofilia cresceu de forma avassaladora. No entanto, leis foram criadas para punir quem cometesse tais crimes, porém o que não se esperava era que essas leis permanecessem no papel e os criminosos permanecessem soltos.
Mas quanto a questões de espionagem? Após o escândalo envolvendo a Agencia Nacional de Segurança Norte Americana sob a acusação de espionagem o problema do limite ficou cada vez mais sério.
Contudo, para se resolver o problema, não é necessário criar leis com punições que nunca são aplicadas, mas o indivíduo saber qual o seu limite para o acesso a rede. Para as questões de espionagem através da rede, basta os governos criarem acordos entre si, e o rompimento do acordo significaria a perda de relações comerciais.
Comentários do corretor
O foco do texto não foi o Marco Civil da Internet e sim a internet em si e seu uso. Atenção à proposta!!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |