A revolução técnico-científica, ocorrida na segunda metade do século XX, impactou diversos segmentos sociais, econômicos e políticos, desde a produção industrial até as relações interpessoais. Esse novo ambiente cresceu e difundiu-se rapidamente, visto que o anonimato e o difícil controle da rede prometiam ao usuário uma liberdade nunca antes experimentada. No entanto, alguns escândalos, como a divulgação de fotos de uma celebridade nua, ou de pornografia infantil colocou colocaram em xeque a validade desta.
Assim como a divulgação de fotos ou vídeos vexatórios incentivaram o debate acerca do funcionamento da rede, outros eventos, como o caso Snowden, colocaram em pauta outras questões. Tais como “Existe segurança de dados na rede? Existe neutralidade? O que é legal? O que é ilegal?” Estas questões, levaram a à votação(,) pela Câmara dos Deputados(,) do marco civil na internet, que busca regulamentar o espaço cibernético.
O marco civil na internet marca a adaptação do Estado ao novo espaço social, que apesar de virtual, influencia significativamente o espaço físico real. Deve-se ter em mente que a liberdade de expressão não é liberdade de opressão. O marco civil busca garantir a livre expressão, não permitindo que o moderador de determinado site, exclua o que acredita ser ofensivo, restringindo essa função à justiça, exceto em casos ligados a crimes sexuais.
Logo, pode-se inferir que a regulamentação da rede é necessária, criando normas e padrões que visem garantir a liberdade, igualdade, respeito, e sobretudo, a segurança dos usuários. Para que haja elucidação sobre a questão fazem-se necessárias medidas de conscientização, através da própria internet, objetivando informar os direitos e deveres do internauta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém faltou explorar um pouco mais as alterações que o Marco Civil propõe. Isso tornaria a discussão mais ampla e, portanto, mais eficiente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |