Apesar de ser uma área muito nova, a Internet está presente na maior parte do cotidiano da população, seja por trabalho ou diversão. O mundo virtual alterou as relações sociais e reproduziu muitas ferramentas físicas – como o livro, chamado de e-book –, substituindo-as. Essas alterações vêm trazendo problemas que muitas vezes ferem, diretamente, os direitos civis e autorais. E, nesses casos, os internautas acabam virando vítimas de um sistema sem regras nem punição, sendo sujeitos a ataques e roubos virtuais.
Alguns desses casos são os de cyberbullying e de roubo de conteúdo, que já não são mais novidade. O aumento de suicídio infantil é claramente ligado à opção que a Internet disponibiliza de se manter anônimo, podendo agredir moralmente outros usuários sem que sua vida pessoal seja afetada. No caso de roubo, muitas indústrias de filmes, livros e discos vêm sofrendo declínio financeiro por conta do compartilhamento facilitado, dando acesso gratuito à a materiais protegidos por direitos autorais.
Foi necessário certo tempo e número de danos para que finalmente algo fosse feito. Seja por medo da reação pública ou descaso, o fato é que esse problema vem sendo secundarizado pelos governantes, só levado a sério após o “Caso Snowden”, quando a privacidade do próprio governo brasileiro foi posta em xeque.
Recentemente, foi aprovado o texto Marco Civil da Internet pela Câmara dos Deputados, que assegura, dentre outros, os direitos do cidadão em casos de armazenamento de informações pessoais – que só podem ser liberados em por meio à de decisão jurídica – e de postagens de fotos, vídeos e textos depreciativos e/ou caluniosos, exigindo sua retirada imediata caso tal seja requisitado pelo usuário.
Com essas medidas, a Internet pode começar a ser vista mais seriamente como parte legítima da vida da população. Cada vez mais o mundo virtual poderá ter suas infrações organizadas e punidas devidamente, fazendo o uso da Internet cada vez mais seguro e correto de acordo com a Constituição. É papel da população fiscalizar a interferência do Estado, garantindo que não haja abuso de poder ou corrupção.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e aos conectivos utilizados.
O texto explora o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem citar aspectos importantes do marco civil e com foco principal no atual contexto da internet e não no projeto de lei que é o foco da proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |