O Brasil discute desde 2011 um projeto que visa estabelecer regras,direitos e deveres no ambiente virtual brasileiro. Esse projeto denominado Marco Civil da Internet é considerado uma Constituição da internet, estabelecendo autores e responsabilidades online.
Como um país pioneiro do projeto(,) o Brasil está muito perto da aprovação total da medida. O Senado votou e o único partido que se demonstrou contrário foi o PPS. Usando como pretexto a defesa dos direitos humanos, o governo está a um passo de censurar a internet. Além de rastrear os passos dos internautas, o governo ainda pode automaticamente tirar do ar publicações sem ordem judicial*, desde que estas infrinjam alguma matéria penal. Nada garante que o órgão governamental não use a internet como benefício próprio, caso que já ocorreu durante as manifestações populares em 2013 quando páginas de organização das mesmas foram excluídas.
A internet(,) que deveria ser ferramenta para o pleno exercício da liberdade de expressão(,) vai ficar contida em limites. Esse meio comunicativo considerado até hoje como neutro, por ter permitir acesso á a várias fontes de notícias, não tem e nunca teve dono. Ele não pode ser estatizado como se pertencesse ao território nacional.
Visto que o propósito do Governo não tem objetivo claro e definido que o diferencie das demais leis já propostas no meio online, o mesmo seria desnecessário. O Marco Civil não é a Constituição internauta brasileira, ele é a fronteira vitual na qual os cidadões são limitados.
Comentários do corretor
* Na realidade o texto do PL do Marco Civil prevê que os conteúdos só podem ser retirados com decisão judicial.
Os argumentos presentes no texto não sustentam o ponto de vista defendido de maneira persuasiva e consistente. Pesquise mais e elabore uma argumentação mais objetiva e precisa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |