~~ O acesso à internet faz parte da rotina de muitas pessoas, visto que há uma gama de informações disponíveis em sites, redes sociais e nos e-mails pessoais, muitos acessam visando obter alguma informação. Mas, o que se espera é o sigilo do que foi visto. Assim como, (poder) apagar qualquer informação que venha expor a pessoa a algum constrangimento(,) como prevê o Marco Civil.
Diante do que é proposto pelo artigo 5º da Constituição Federal de 1988 no inciso X “são invioláveis a intimidade, a vida privada...” manter o que foi visto pelos internautas somente do conhecimento desse, é modo de cumprir o que menciona a carta magna e deixar as pessoas se sentirem livres a verem o que quiserem. Pois, ao acessar (a internet) é transmite-se pela rede uma extensão da vida privada, já que informações pessoais são registradas e repassadas em conversas, que devem ser intimas.
Assim como, tronar tornar possível retirar de sites conteúdo que exponham indivíduos a situações vexatórias ou levem ao público a vida privada é um meio de garantir que situações como essa não tenham o apoio de provedores. Pois, se aguardar ordem judicial para retirar do site, devido ao tempo que se demanda, poderia disseminar ainda mais tal constrangimento.
Logo, o marco civil é meio de manter em sigilo as ações realizadas pelas pessoas, assim como dificultar a disseminação de conteúdos que possam ir de encontro ao artigo 5°, incisas inciso X da Constituição Federal de 1988. Mas, é necessário aumentar mecanismos de defesas, para evitar divulgação de informações proibidas e criar leis que coíbam tais comportamentos.
Comentários do corretor
O texto explora o tema proposto, porém de forma um pouco confusa, sem uma linha de raciocínio clara. Organize suas ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |