Durante muitos anos, a internet foi um espaço livre, contando com uma sociedade sem censura, na qual tudo é possível e legal. Não haviam leis, regras e muito menos punições. Contudo, um sistema totalmente liberal gera caos e são necessárias mudanças ou adaptações como o Marco Civil da Internet.
O Marco Civil da Internet pode ser considerado como uma instituição digital ou virtual que organiza e promove uma melhoria nas condições sociais da população na internet, visando sempre a segurança social. Antes do Marco, a vida privada de um cidadão poderia ser exposta com o intuito de humilhação – violação de privacidade-, e em muitos casos, o autor de tal fato não sofria a devida punição. Devido a isso, a exposição era recorrente. Além disso, os pacotes de internet não eram considerados equalizados visto que muitos possuíam privilégios em detrimento de outros. O Marco Civil, portanto, visa sempre uma neutralidade da rede.
A fim de garantir uma menor desigualdade social, será papel do governo garantir o acesso às novas tecnologias e internet aos menos favorecidos econômica e culturalmente, a fim de estimular uma expansão e uso da rede. Muitos, porém, acreditam que o Marco Civil está em vigor* para o governo censurar e controlar o Brasil, mas na verdade, apenas promove uma maior igualdade e segurança social e pode ser considerado um grande avanço.
É necessário que a população se conscientize e perceba que o Marco Civil é um avanço em nossa sociedade e que promove a segurança social, a partir da exposição de uma maior quantidade e intensidade de informações a respeito do assunto.
Comentários do corretor
* O Marco Civil ainda não está em vigor. Cuidado com a veracidade das informações no texto.
O texto trata o Marco Civil como um fato consumado e em vigor, sendo que ainda não é o caso, o que tornou a argumentalção incoerente. Atenção à veracidade das informações.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |