Um país com liberdade de expressão garante aos cidadãos, entre outras coisas, integridade física e moral. Atualmente, a vida cotidiana passou a ser virtual: “sites” diversificados, comunicação pessoal e empresarial, redes de relacionamentos. No Brasil, a internet era vista como uma terra sem lei. Porém, no dia 25 de março de deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o instrumento legal que regulariza a vida cibernética.
A aparente liberdade da internet abriu lacunas, para que pessoas mal intencionadas planejassem e executassem roubos, em função da superexposição na rede. Além disso, as redes de relacionamento possibilitam ações criminosas como a pedofilia e o tráfico sexual. O Marco Civil representa um grande avanço neste sentido, pois é a garantia da proteção do Estado. Apesar de que do ponto de vista prático pouca coisa mudará, este projeto já acena uma esperança.
Existem aqueles que acham desnecessário desnecessária a “governança” da internet por meios legais. Os próprios setores da internet deveriam interagir de forma informal, para a resolução de problemas morais e técnicos. No que diz respeito aos crimes de espionagem, que ficaram famosos, pois envolveu envolveram o presidente americano Barack Obama, deveriam ser resolvidos através de acordos diplomáticos entre os países.
A função do órgão público – seja na esfera municipal, estadual ou federal – é garantir a segurança e a integridade de todos os cidadãos, seja no mundo real, seja no virtual. O Marco Civil da Internet ainda tramita no Senado e não fere o sincretismo cultural da rede. Esta nova legislação, diferente da atual, garante o pressuposto básico da internet: direito ao acesso universal e seguro da rede. Não é questão jurídica. É questão de cidadania.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto explorou pouco as características do Marco Civil e as mudanças que ele pode trazer caso seja aprovado. Tente escrever um texto mais esclarecedor quanto ao tema proposto.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |