Na década de 90, no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, uma revolução no conceito de informação estava prestes a acontecer. Tim Berners-Lee e outros pesquisadores do Centro davam o passo decisivo na invenção da Internet. Como resultado, o conceito de comunicação passaria por uma transformação em escala global.
Mensagens, notícias, o mundo virtual abriu-se ao indivíduo que estivesse conectado à rede. E é fato que tenha passado por transformações e ajustes, o que é de se esperar de novas tecnologias. Foi o que aconteceu aqui no Brasil, com a elaboração do Marco Civil da Internet, projeto com o objetivo de levar a conectividade de forma democrática, mantendo a neutralidade, juntamente com uma legislação para a rede. O projeto estabelece direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
O assunto gera controvérsias, certos usuários acreditam que essa medida pode violar a liberdade atual na rede ou afetar a privacidade de alguma forma, porém, o registro de conexões só será feito sob autorização do internauta. Os favoráveis ao Marco Civil alegam que seu principal objetivo é aliar integração à privacidade virtual e que pouca diferença será notada pelo usuário comum. Além disso, internautas que sentirem-se lesados devido a conteúdos ofensivos ou vítimas de crimes virtuais passarão a contar com assessoria jurídica. Os pacotes de velocidade de Internet continuarão sendo vendidos, mas o Marco evitará interesses dos provedores que quiserem cobrar por acesso a determinados locais da rede.
A aprovação do projeto na Câmara dos Deputados foi quase unânime, colocando o Brasil como primeiro Estado no mundo a regular o assunto e criar uma lei específica sobre ele. Mas além disso, cada usuário é responsável pelo uso dessa ferramenta. Cabe a todos o pleno cumprimento dos direitos e deveres para que a informação esteja ao alcance de forma democrática a qualquer momento. Medidas desse porte só serão válidas quando atenderem aos anseios de toda a sociedade.
Comentários do corretor
Excelente texto! Elucidativo, claro, objetivo e bem estruturado. Parabéns!
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |