A utilização da internet como via de entretenimento, conhecimento e relacionamento, entre outros, é feita, até então, de forma livre e independente no Brasil. Assim com o intuito de acabar com os crimes adversos ocorridos nesta está em trâmite no Senado o Marco Civil da Internet, decreto que deverá estender ao mundo virtual punições de caráter inteiramente legal.
A princípio, a internet advém de um processo de globalização mundial no século XX, ao reduzir distâncias possibilitava uma interação instantânea entre os indivíduos. Ela até então não possuía barreiras impostas pelo governo brasileiro, apesar de que desde 2011 a proposta de instituição do Marco Civil da Internet já estava em pauta. Este decreto propõe limites na utilização da internet, barreiras que existirão a partir do momento que as ações virtuais de um indivíduo hostilizarem fisicamente ou psicologicamente a integridade cidadã do outro.
Apesar desta proposta de lei ser benéfica à medida que busca ampliar a segurança da sociedade como em questões de espionagem à a chefes de estado abordadas recentemente pela mídia ou questões de descriminação discriminação e abusos ocorridos nas redes sociais, sua aplicação deve ser legítima à sua proposta social. Uma vez que o governo passará à a controlar a internet deve-se ter cautela para não interferir nas liberdades de expressão, como manifestações estudantis, e se tornar uma ditadura virtual.
Assim sendo, tem0 -se que a aprovação desta lei pelo Senado e posterior sanção pela presidente apresentará um avanço em segurança para a sociedade brasileira. Porém deve-se ter um controle legal de todas as ações das instituições envolvidas com a “vigilância virtual”(,) afim a fim de que não exacerbam exacerbem seu real dever.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância verbal, ao uso da crase e à pontuação do texto.
O tema proposto foi abordado de forma coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |