A tecnologia da informação, juntamente com a globalização, vem trazendo cada vez mais mudanças na sociedade, como na comunicação, interação social, cultural, política, enfim, hoje a partir da internet as pessoas podem, não apenas ter acesso a qualquer tipo de informação, mas também disponibilizá-las nessa rede mundial, como fotos, pontos de vista, ou seja, opiniões sobre diversos temas. Com tal liberdade acabaram surgindo os crimes virtuais, que é um tema muito amplo, e os atos variam desde compartilhamento de imagens racistas, e preconceituosas à espionagem.
Foi esse último item que impulsionou o Marco Civil da Internet, regulamentação já discutida a há alguns anos, mas que apenas voltou a ser debatida depois que o governo estadunidense espionou o brasileiro.
Além desse caso, a constituição aborda temas como a neutralidade de rede e crimes virtuais. A neutralidade trata-se da igualdade de acesso à internet a todos ao mesmo tempo.
Com o marco civil todos os dados e acessos dos usuários estarão disponíveis ao governo. De certa forma essa seria uma solução promissora, que facilitaria a localização dos criminosos. Por outro lado, muitas pessoas acreditam que a liberdade será afetada e relacionam o Marco civil às manifestações de 2013, já que se organizavam através de redes sociais.
É necessário levar em conta que essa constituição já vinha sendo discutida muito antes das primeiras manifestações. Mas que apareceu quando conveio para o governo. Os crimes não deixaram de acontecer nesse período e nenhuma providência foi tomada.
O marco civil é irrelevante perante outros problemas que o Brasil enfrenta, claro que há uma exceção, os crimes virtuais, que necessitam de atenção mas assim como a fome, precariedade na saúde e educação, violência. É inevitável a desconfiança diante da preocupação repentina com a internet.
Comentários do corretor
O texto apresenta uma visão simples e superficial do tema. Explore melhor as informações acerca do tema, fazendo melhor uso das informações disponibilizadas pela coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |