Desde o advento da internet, ficou claro que maximizou o poder da globalização. Além disso, possibilitou uma variedade de serviços que(,) até então, não eram possíveis virtualmente, o que facilitou muito a vida das pessoas. Por outro lado, tornou-se uma tecnologia perigosa, pois crimes e agressões morais são cometidos e dificulta a é difícil identidade identificar dos acusados. Causou, também, uma série de transtornos relativos ao uso da rede.
Nesse contexto, deputados brasileiros aprovaram recentemente o Marco Civil da Internet: (,) uma lei que prevê o regulamento de acessos e serviços prestados na rede, nacionalmente. Trata ainda de conteúdos de sites considerados ofensivos; (e) do comportamento de internautas nas redes sociais. O projeto de lei ganhou mais força, após o Brasil ter sido alvo de espionagem dos Estados Unidos e da Agência de Segurança Canadense, que espionou e-mails e telefonemas do Ministério de Minas e Energia, conforme documentos apresentados à imprensa internacional, por Edward Snowden, ex-funcionário da inteligência americana. Segundo especialistas, um dos motivos das espionagens é o crescimento econômico do Brasil, que vem ganhando destaque entre as potências mundiais.
É evidente que o Brasil deve se posicionar contra os crimes cibernéticos e lutar pela segurança dos seus cidadãos. No entanto, não de forma totalitária, como vemos em alguns países. Pelo contrário, deve sempre preservar o direito à privacidade, à liberdade de expressão e de opinião do seu povo, visto que, a República é comprometida com leis democráticas. Ademais, cabe à população debater sobre o projeto de lei aprovado, e não um grupo específico de políticos, apenas. A sociedade teme uma possível monopolização da internet, e isso sem dúvida, seria um retrocesso à Constituição. Hoje, os brasileiros aspiram por mais liberdade em todos os aspectos, isso porque foram, por 21 anos, vítimas da opressão de um governo repressivo e desumano, que detinha o controle da mídia - era o período ditatorial, ocorrido entre 1964 a 1985.
Diante disso, é fundamental que o projeto seja reavaliado. Seja cuidadosamente analisado, como também, elucidar seja elucidado se o mesmo é integralmente favorável aos direitos dos brasileiros e da sua total autonomia, haja vista que Democracia é basicamente isso.
Comentários do corretor
Atenção para a pontuação do texto e a coesão dos períodos. Alguns trechos estão mal estruturados.
No geral, bom texto. Debate o tema proposto de forma abrangente e crítica, trazendo informações relativas ao contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |